Qual a diferença entre o Tecnólogo e o Bacharelado?

A escolha por um curso superior exige que o candidato decida mais do que simplesmente a área de conhecimento pela qual tem afinidade ou o campo profissional que pretende atuar. Além disso, também é preciso compreender as diferenças que existem entre os cursos de Bacharelado e Tecnólogo para poder optar pela categoria de curso que melhor se encaixa em seu perfil.

Se você chegou até aqui com esse dilema na cabeça, fique tranquilo! Vamos entender quais as principais características entre as duas opções e garantir que você faça a escolha certa para sua vida profissional.

Tecnólogo

Seu foco é a prática! Voltados para a formação especializada, foram criados como uma resposta à demanda empresarial, isto é, em conformidade com as necessidades de mercado. Por se tratar de uma formação acadêmica objetiva, os conteúdos relacionados à rotina da profissão são privilegiados tornando sua abordagem mais direcionada às necessidades da profissão. Esse foco maior em um conteúdo prático permite aos alunos terem uma visão empreendedora e capaz de compreender quais competências o mercado está buscando nos futuros profissionais. Para ingressar neste tipo de curso, é preciso ter concluído o ensino médio.

Tipo de curso ideal para quem já trabalha em uma determinada área e deseja obter uma formação de curso superior em pouco tempo ou para quem acabou de concluir o ensino médio e procura rapidez de ingresso na vida profissional! A duração varia entre 2 e 3 anos.

Bacharelado

É a formação superior tradicional, com duração que varia entre 4 e 6 anos. O objetivo é oferecer uma base sólida para a formação do profissional. O bacharel estuda e explora todos os conceitos dentro da área escolhida, conferindo um conhecimento mais generalista e abrangente sobre todos os assuntos.

Enquanto o tecnólogo é focado em uma área específica, o bacharel oferece a possibilidade de ter contato com inúmeras áreas de atuação da profissão, pois seu currículo é bem mais abrangente, uma vez que inclui um estudo mais aprofundado de disciplinas teóricas, tornando possível que o futuro profissional atue em diversas áreas após o término do curso. Ideal para quem ainda não conhece o mercado de trabalho e ainda está na dúvida de qual tipo de atuação profissional exercer.

Há diferenças entre os diplomas?

Os diplomas de um curso superior em tecnologia e de bacharelado têm o mesmo peso no mercado de trabalho. Com o documento em mãos, é possível aprofundar seu conhecimento teórico cursando MBA ou Especialização, mestrado ou doutorado e até participar de concursos públicos.

Agora que você já descobriu as diferenças entre bacharelado e tecnólogo, que tal escolher o seu curso e fazer a sua inscrição com a UniSR? Você pode realizar a sua redação de forma on-line e, se aprovado, faz a sua matrícula 100% digital sem precisar sair de casa. Se preferir, também há a possibilidade de utilizar a sua nota do ENEM - caso tenha feito o exame entre os anos de 2011 e 2019 - para ingressar em uma das melhores universidades particulares do Brasil. Inscreva-se agora: https://unisaoroque.edu.br/seletivo.